terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Completo, ilha das flores - filme curta metragem

34 comentários:

  1. Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  2. Queridos alunos do 9ºano,assitam ao vídeo Ilha das FLores e deixem um comentário sobre o tema.
    Procure lembrar de nossas aulas.
    Vimos que existem tipos de fome.Como assim ?Tipos de fome?Fome é fome e pronto!
    Infelizmente não.A fome é a mais grave e explicita indicação do nível de indigência social comum aos paises subdesenvolvidos.
    Comente sobre os tipos de fome e faça uma interligação entre o assunto e o vídeo.

    Abrbom trabalho !
    Profª FAtima

    ResponderExcluir
  3. Há dois tipos de fome, fome aguda e a fome crônica. A fome aguda leva a morte por inanição e é definida por um critério quantitativo medido pelo baixo consumo de calorias, os surtos de fome aguda podem ser causados por fatores como a baixa renda. A fome crônica também conhecida como subnutrição , trás conseqüências graves a saúde e a formação física e mental das pessoas. A origem dessa calamidade está na desigualdade social, na baixa renda, e nas instabilidades políticas. As pessoas que vivem em Ilha das Flores, passam pela fome aguda, pois, são de baixa renda, assim elas não possuem dinheiro para se alimentar, consomem poucas coisas, que nem são pegas com seu dinheiro.
    giulia orsolini

    ResponderExcluir
  4. A fome é o problema mais grave dos países subdesenvolvidos. Existem dois tipos de fome, a aguda e a crônica.
    A aguda leva a morte e tem o consumo abaixo de 2.000 calorias devido à baixa renda da população, guerras, secas ou pragas.
    A crônica leva a subnutrição devido à alimentação deficiente de proteínas que causa problemas na formação física e mental.
    A origem desse problema é a desigualdade social, baixa renda, instabilidade política e degradação ambiental.
    Esse filme mostra um pouco de desigualdade social, a população de Ilha das Flores sofre de fome aguda, pois, são pessoas de baixa renda que não possuem dinheiro e consomem menos de 2.000 calorias por dia. Sendo assim, poderiam sofrer também de fome crônica pela falta de alimento que leva a subnutrição.
    Victor Goulart

    ResponderExcluir
  5. realmente professora parece até que o encéfalo e o polegar opositor não contam em nada, o que realmente importa é o dinheiro.

    dois tipos de fome, aguda e crônica a aguda causa morte, a crônica não, porém a crônica causa severos danos ao encéfalo "SUPER DESENVOLVIDO".
    fome aguda é basicamente morrer porque não come nada a vários dias, enquanto a crônica ou subnutrição é comer pouco por questões socias ou econômicas, que é o caso da ilha das flores.

    Gustavo Afonso

    ResponderExcluir
  6. Fome aguda- menos de 2000 calorias consumidas diariamente e ela pode levar a morte.
    Fome Cronica- Subnutrição, pouca alimentação por questões economicas e sociais.

    É realmente absurdo pessoas com uma renda social baixa terem que comer vegetais estragados, comidas que foram usadas para alimentar animais ou nem se alimentar de forma que um ser humano precisa.

    Thiago Valadares

    ResponderExcluir
  7. É um absurdo seres humanos comerem comida podre que é inadequado pora os porcos, porque não tem condição financeiras de pagar seu próprio alimento.

    Fome Aguda: Pode levar a morte e tem consumo abaixo de 2.000 calorias. 800 milhões de pessoas no mundo passam por fome aguda.
    Fome Crônica: Subnutrição, é alimentação deficiente de proteínas, pode levar a dar problemas na formação física e mental.

    Rafaella Poiano

    ResponderExcluir
  8. O mais impressionante é que mesmo com todas essas caracteristicas do ser humano nenhuma ajuda para vários problemas. Um deles a fome. A fome é o problema mais grave dos países subdesenvolvidos. A fome aguda leva a morte, tem como característica consumo abaixo de 2000 calorias e seus fatores são a baixa renda da população, guerras, secas e pragas, que afeta mais de 800 milhões de pessoas no mundo. A fome crônica é a subnutrição que é a alimentação deficiente de proteínas, que leva a ter problemas na formação fisica. Arthur Costa

    ResponderExcluir
  9. A fome aguda equivale a urgência de se alimentar, a um grande apetite. A fome crônica, permanente, ocorre quando a alimentação diária, habitual, não propicia ao indivíduo energia suficiente para a manutenção do seu organismo e para o desempenho de suas atividades cotidianas.

    Todo ser humano precisa se alimentar para continuar vivo, e se alimentar bem para ter saúde. Portanto estas condições estar vivo e ter saúde dependem diretamente do quanto e do que se come.

    Kaue Diotto Uwarow

    ResponderExcluir
  10. Fome aguda- menos de 2000 calorias consumidas diariamente e ela pode levar a morte.
    Fome Cronica- Subnutrição, pouca alimentação por questões economicas , sociais e leva a morte menos lenta que a fome aguda.
    Os alimentos estragados e ruim das cidades que nem mesmo
    serve para os porcos vão servir para dezenas pessoas com necessidade de comer para não morres.
    Leticia Gaudino

    ResponderExcluir
  11. Existem 2 tipos de fome: a Aguda e a Crônica

    A Fome Aguda se baseia no consuma muitíssimo escasso de alimentos (abaixo do mínimo que um ser humano precisa pra sobreviver) e que pode levar a morte
    A Fome Crônica (ou subnutrição ou desnutrição) é o consumo baixo de alimentos, geralmente causado pela falta de condições financeiras, desigualdade social e degradação ambiental, que pode levar a problemas físicos e mentais e até a morte por algumas doenças.
    As vezes parace que o nosso Telencéfalo altamente desenvolvido e que o polegar opositor não nos fazem melhor do que outros mamíferos...
    Pois as vezes temos que comer a comida que até os porcos rejeitaram...
    Victor Leon

    ResponderExcluir
  12. A Fome é um dos problemas mais graves nos paises subdesenvolvidos. A Fome Aguda- Pode levar a morte e tem consumo abaixo de 2000 calorias.
    A Fome Crônica-trás consequências graves a saúde e a formação física e mental das pessoas.

    Para o ser humano sobreviver é preciso de uma boa alimentação, e é um absurdo pessoas, que tem baixa renda, terem que consumir comidas que nao servem nem para alimentar animais.

    Isabella Padron

    ResponderExcluir
  13. A fome é uma problema que assola grandemente (ou todos) os países subdesenvolvidos e emergentes.
    A fome aguda: se trata de quando uma pessoa ingere abaixo de 2000 calorias,o que pode levar a pessoa a morte.
    A fome crônica: traz muitas consequências graves a saúde mental,física e até mesmo emocional.
    Tendo em vista as aulas e o video "Ilha das Flores",acredito que o ponto a ser relacionado é a comida que não serviu para as pessoas na cidade,e nem para os porcos vai alimentar dezenas de adultos,crianças e até idosos que não tem condições de vida.
    Penso que esse problema poderia ser facilmente evitado se a comida disponivel não fosse separada por classes sociais e sim por necessidade de cada pessoa ou familia.Por fim para mim o erro esta na distribuição dos alimentos produzidos não é na quantidade de gente e nem de alimentos.

    Nicole de Micy F. Cintra

    ResponderExcluir
  14. Fome Cronica- Subnutrição, pouca alimentação por questões economicas e sociais.

    Fome aguda- menos de 2000 calorias consumidas diariamente e ela pode levar a morte.

    Isso tudo é um grande circulo repitido diversas vezes, desde a producao do tomate ate a ilha das flores.
    Os alimentos podres das cidades que nao serve nem para os porcos são servidos para muitas pessoas com necessidade de comer para não morrer de fome.

    Nathan Mena Longo

    ResponderExcluir
  15. o vídeo Ilha das flores, é interessante pois mostra que mesmo o ser humano tendo polegares e um super telencéfalo, o que eles/nós humanos precisamos mesmo é de um "super coração".......eu até concordo que a comida rejeitada pelos humanos possam ir para os porcos, pois é assim quase no mundo inteiro.....mas a comida rejeitada pelos porcos ir para os humanos é um absurdo!!!

    Fome aguda: é quando a pessoa consome/ingere menos de 2000
    calorias por dia e este "tipo de fome" tende a levar a morte.

    Fome crônica: deve - se a pouca alimentação, e trás graves problemas a saúde mental e física.

    ResponderExcluir
  16. Existem dois tipos de fome, a fome aguda que tem consumo abaixo de 2000 calorias e pode levar a morte e a fome crônica que é a subnitrição e tras consequencias graves a saúde mental, fisica e emocional. As pessoas que vivem em Ilha Das Flores passam pela fome aguda. Este video retrata muito a desigualdade social, por o fato de uma pessoa não ter dinheiro, faz com que seja pior que um porco, até mesmo na prioridade de escolha de alimentos.

    Mariana Vieira

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A fome é um dos piores problemas nos países subdesenvolvidos.Existem dois tipos de fome:

    Fome aguda que é quando as pessoas consome abaixo de 2000cal por dia e que pode ate levar a morte.

    Fome crônica conhecida como subnutrição trás conseqüências graves a saúde, mental e físico.

    Pra mim isso é uma injustiça com as pessoas que não tem condição social e por isso elas comem alimentos estragados que são servidos para animais.

    Matheus Torres

    ResponderExcluir
  19. A fome é um dos problemas mais graves dos paises subdesenvolvidos. Existe dois tipos de fome. A aguda, que pode levar a morte e é feita a partir de um criterio abaixo de 2000 calorias. E a crônica, que é uma subnutrição e contem uma alimentação deficiente em proteinas, causando problemas na formação fisica e mental do ser humano.

    Realmente é um absurdo, um alimento que mal serve para um porco comer, ser dado para um ser humano.



    Camila Blanco

    ResponderExcluir
  20. É professora até que ponto o ser-humano chegou? Preferir porcos á pessoas? Isso sim é uma injustiça.
    A fome é um grande problema nos dias de hoje, existem dois tipos dela, a aguda e a crônica. Aguda: é quando a pessoa consome menos de 2000
    calorias por dia e este "tipo de fome" pode a levar a morte.
    Crônica: subnutrição, trás graves problemas a saúde fisíca e mental. Gabriele Longui

    ResponderExcluir
  21. Como um lugar desses pode se chamar Ilha das Flores? Porque a última coisa que pode ser vista no vídeo são flores.
    Porcos estão acima de pessoas,já que elas consomem aquilo que os donos dos animais julgam ser inadequado ao consumo deles, ou seja, se alimentam dos restos deixados pelos animais.
    É horrível saber que isso acontece, ainda mais tão próximo de nós!

    Thainá Carapiá

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A ilha das flores (que deveria ser chamada de ilha do lixo) é um local não apropriado para a população pobre se alimentar. A comida é suja, e pode trazer muitas doenças.
    A questão é que o curta metragem mostra que tudo leva ao DINHEIRO. O dinheiro começa no setor primário, que seria a plantação de tomate, e termina ao consumidor, que comprou o tomate com o dinheiro que ganha no trabalho. O alimento que o consumidor julgar como inapropriado, ao invéz de ser dado ao porco, é dado para a população pobre. E ai está o problema: se a comida estragada for dada ao porco, o porco estará contaminado, e levará doenças para a pessoa que o comerá, e se a comida estragada for dada a população pobre eles também estarão contaminados

    Victor Vallim

    ResponderExcluir
  24. Sobre os tipos de fome, há dois, fome aguda e fome crônica.
    * A fome aguda pode levar a morte, tendo como o consumo abaixo de 2.000 calorias.

    * A fome crônica pode levar a subnutrição, que é causada pela alimentação errada de proteínas, e causa problemas na formação física e também mental.

    Sobre o vídeo, eu achei que ele nos mostra claramente a realida desse mundo, e mais precisamente desse pais em que vivemos. Mostra a enorme diferença social entre as pessoas, umas com grande fartura e tantas com grande miséria. É uma situação realmente vergonhosa.
    Para mim, essas cenas de pessoas comendo vegetais já estragados, comidas que foram usadas na alimentação de animais, comendo de modo precário e no meio de tanto lixo, é horrivel, completamente desumana a situação dessas pessoas mostradas no vídeo.
    Isso não deveria estar acontecendo, não é justo uma grande minoria com tanto e uma gigante maioria com tão pouco...

    Larissa Ialamov

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente a desigualdade, iniciada a um passado bem distante , nos leva a tais situações deploráveis.

    Esse vídeo nos 'aproxima' da realidade não visível para grande parte da população. Uma realidade onde a miséria é tão predominante que levam muitas pessoas a uma morte sofrida por não terem ao menos condições mínimas de viver.

    E mais triste, é que isso se repete em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos .


    Rafaela Morais E. Oliveira

    ResponderExcluir
  26. Possui, hoje em dia, dois tipos de fome, a crônica e a aguda.
    A crônica é uma alimentação deficiente em proteínas e traz consequencias graves à saúde e a formação física e mental dos individuos, em geral na infância.
    Já a aguda leva à morte por inaniçao, medido pelo baixo consumo de calorias, abaixo de 2000.
    No filme "Ilha das flores", pessoas e crianças que não teem o que comer, comem restos de tomates e alface, e as consequencias disso é que possam pegar doenças e até levar à morte por subnutrição.
    Yuri L. Silva-9° ano

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Primeiro de tudo professora, gostaria de desejar estimas melhoras pela sua saúde e fico mais aliviada em saber que não é nada grave.
    Sobre o vídeo... Emocionei-me muito porque na minha opinião achei-o muito coerente com os dias de hoje e com a matéria que está sendo propostas em nossas aulas,porque muitas vezes achamos que precisamos ir lá na África por exemplo,para vermos a desigualdade social,o desperdício de para com quem tem a quem não tem nada,a falta de alimento para todos...E
    pelo contrário está muito mais perto do que podemos imaginar,é o que o próprio vídeo retrata que uma boa parte da população não tem o que comer e comem restos, pessoas só visam lucros e nunca o bem estar dos outros,e na minha opinião deveria ser totalmente ao contrário porque nos seres humanos temos uma capacidade imensa de realizar inúmeras coisas em prol do bem da sociedade e não só pelo nosso próprio bem e exclusivo lucro.Infelizmente nesse egoísmo todo pessoas todos os dias morrem,porque da fome crônica(pode levar a subnutrição) conseqüentemente acaba tomando rumos drásticos que é a fome aguda.
    Isabele Peres 9A1

    ResponderExcluir
  30. Existem dois tipos de fome, a aguda e a crônica.
    A aguda leva a morte e tem o consumo abaixo de 2.000 calorias devido à baixa renda da população, guerras, secas ou pragas.
    A crônica leva a subnutrição devido à alimentação deficiente de proteínas que causa problemas na formação física e mental.
    A origem desse problema é a desigualdade social, baixa renda, instabilidade política e degradação ambiental.
    Esse filme mostra como existe muita desigualdade ,e como essas pessoas sofrem todos os dias por não terem o que comer .
    Bianca 9A1

    ResponderExcluir
  31. Em uma cidade de Porto Alegre onde se encontra pessoas de diversas raças, diversas culturas, pessoas que vivem de plantação, criação de animais e outras que esperam as sobras.
    A pobreza, a fome faz com que eles comem restos de alimentos ate estragados.
    Na ilha das flores onde não tem flores e sim muito lixo, muita pobreza, as pessoas com esperanças de sobrevivência.
    Vivemos em um mundo que hoje tem briga por terras, por dinheiro, onde os povos estão cada vez mais se separando, onde não a respeito ao ser humano.

    ResponderExcluir
  32. A fome é um fator critico perante a humanidade.
    A dois fatores que influenciam no assunto fome, que é a fome aguda e a fome cronica que influensiam na vida. No video é retratado a situação de pessoas que sofrem da fome, pois até porcos recebem melhor atendimento doque as pessoas. Uma das coisas que tambem se nota e que se não tem dinheiro não tem direito. Isso não só acontece na ilha das flores mas tambem em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  33. Existe dois tipos de fome, a crônica e a aguda. A fome crônica é a de pessoas que tem uma baixa renda e nao engere a quantidade suficiente de proteinas que causa problemas na formaçao fisica e mental. A fome aguda é a que leva a morte, por causa de pragas, secas, e por conta da populaçao nao ter renda alguma. No video vemos a situaçao precaria em que os moradores da Ilha das Flores
    vivem, eles sao obrigados a comer resto de alimentos podres para poder sobreviver, sendo assim passando pela fome aguda.

    Fernanda Grando

    ResponderExcluir
  34. É um absurdo pessoas de baixa renda comerem comidar estragadas para sobreviver, mesmo assim nao se alimentam como devem, isso nao eh uma vida e sim um pesadelo.

    Fome aguda- menos de 2.000cal consumidas diariamente e ela pode causar a morte.
    Fome Cronica- Subnutrição, baixa alimentação por questões sociais e economicas.

    Victor Gongra

    ResponderExcluir